sexta-feira, 22 de março de 2013

22 de março mais um dia para reflexão ou ação?

No dia 22 de março instituições públicas, privadas ONGs e OSCIPs se reunem em torno da tema "Cooperação pela Água" uma vez que esse ano de 2013 foi definido pela ONU como ano internacional de Cooperação pela Água (página oficial em Inglês:http://www.unwater.org/).
Todo dia é dia de cooperar, de refletir de agir em qualquer nível pela preservação dos nossos recursos hídricos. Se a disponibilidade é menor que a demanda o tema Preservação da Água será mais pertinente a cada ano. Destaco no post de hoje alguns objetivos, estratégias e mensagens divulgados pela UNESCO (http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/unesco_launch_of_the_international_year_of_water_cooperation_2013_in_brazil/)
Objetivos e mensagens principais do Ano Internacional da Cooperação pela Água
O Ano Internacional da Cooperação pela Água encoraja partes interessadas nos níveis internacional, regional, nacional e local a agir em prol da Cooperação pela Água. A campanha irá gerar um momentum para além do Ano em si; haverá por todo o mundo esforços de conscientização quanto ao potencial e aos desafios da cooperação pela água que facilitarão o diálogo entre atores e promoverão soluções inovadoras para a manutenção da cooperação pela água.
A Campanha Cooperação pela Água 2013 terá como foco cinco objetivos estratégicos: 1. Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água; 2. Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água; 3. Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água; 4. Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013; 5. Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.
A quatro mensagens principais da campanha são:
*A cooperação pela água é crucial para a erradicação da pobreza, a igualdade social e a igualdade de gênero O acesso à água potável é a fundação para a realização das necessidades básicas humanas e contribui para o alcance de todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A governança inclusiva e participativa da água e a cooperação entre diferentes grupos podem ajudar a superar a desigualdade no acesso à água e assim contribuir para a erradicação da pobreza e para a melhoria das condições de vida e chances de educação principalmente de mulheres e crianças. *A cooperação pela água gera benefícios econômicos Todas as atividades econômicas dependem da água. A cooperação pode levar a um uso mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos como, por exemplo, por meio de planos de manejo compartilhado que criam benefícios mútuos e melhores padrões de vida. *A cooperação pela água é crucial para preservar os recursos hídricos e proteger o meio ambiente A cooperação pela água fomenta o compartilhamento de conhecimentos sobre os aspectos científicos da água incluindo troca de informação e de dados, estratégias de manejo e melhores práticas e conhecimentos sobre o papel da água na preservação de ecossistemas, fundamental para o desenvolvimento sustentável.
*A cooperação pela água constrói paz O acesso à água pode ser fonte de conflito, mas também é um catalisador de cooperação e construção da paz. A cooperação por uma questão tão prática e vital quanto o manejo da água pode ajudar a superar tensões culturais, políticas e sociais, e pode criar confiança entre diferentes grupos, comunidades, regiões ou estados.
Vamos Cooperar? Reciclar é Bacana

0 comentários:

2013- Ano internacional de cooperação pela Água

2013- Ano internacional de cooperação pela Água

L A Y O U T


Art do blog: Grazi Maia

Total de visualizações de página

Um pouco sobre mim:

Minha foto
Marielle Costa
Varginha, MG, Brazil
Nasci e fui criada no Norte de Minas, mas atualmente moro em Varginha-MG.Sou professora de Geografia graduada pela Universidade Estadual de Montes Claros com especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional também pela UNIMONTES. Já realizei pesquisas sobre temáticas como Ensino da Geografia, Meio ambiente e geografia,impactos ambientais dos OGR, reaproveitamento de OGR, Biocombustíveis, relação homem e Meio Ambiente e Arranjos Produtivos Locais.
Visualizar meu perfil completo

O que vc faz com o óleo de cozinha após o uso?

Postagens populares

lista de blogs